DESIGUALDADE TECNOLÓGICA, CONVERGÊNCIA ESPACIAL E TRANSBORDAMENTOS: UMA ANÁLISE POR ESTADOS BRASILEIROS (1990-2001)
Abstract
O relacionamento entre a distribuição geográfica do conhecimento e os avanços tecnológicos gera considerável discussão na economia, ciência regional e geografia econômica. Visando contribuir para essa literatura, a proposta do presente artigo é analisar a desigualdade interestadual e o processo de convergência da atividade inventiva brasileira no período 1990-2001. Para isso, são utilizados dados de depósitos de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como proxy da atividade tecnológica estadual. Análise exploratória, através do I de Moran e Mapa de Clusters, mostrou a existência de padrões de associação espacial positiva nos dados de patentes e a agrupamentos estaduais relevantes. Em termos econométricos, o uso do método de painel espacial dinâmico permitiu constatar que existe um processo de convergência espacial da taxa de crescimento das patentes, ainda que a velocidade de convergência seja baixa. Outros fatores, como grau de urbanização e concentração produtiva de setores intensivos em média e alta tecnologia, são também relevantes na determinação da taxa de crescimento das patentes por trabalhador.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-08-04
How to Cite
FREITAS, M. V.; GONCALVES, E.; MONTENEGRO, R. L. G. DESIGUALDADE TECNOLÓGICA, CONVERGÊNCIA ESPACIAL E TRANSBORDAMENTOS: UMA ANÁLISE POR ESTADOS BRASILEIROS (1990-2001). Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–18, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/48. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.