CONCENTRAÇÃO GEOGRÁFICA DE OCUPAÇÕES POR REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar a concentração geográfica ocupacional nas regiões metropolitanas brasileiras, seus determinantes e o papel da intensidade tecnológica neste contexto. A partir do amplo painel de dados provenientes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entre 2003 e 2008, utiliza-se o índice de Gini locacional para medir concentração e realizam-se estimações econométricas com métodos de efeitos fixos. Os resultados indicam que as ocupações mais concentradas no Brasil são ligadas a vantagens naturais, embora ocupações de maior intensidade tecnológica também apresentem índices elevados de concentração. Em termos econométricos, os resultados demonstram que a concentração ocupacional é afetada pela distribuição geográfica das atividades produtivas e pela intensidade tecnológica de cada ocupação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-22
Como Citar
ANDRADE, P. H. P. de; GONÇALVES, E.; FREGUGLIA, R. da S. CONCENTRAÇÃO GEOGRÁFICA DE OCUPAÇÕES POR REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 155–173, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/136. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.