Os efeitos da economia criativa nas mesorregiões brasileiras: uma análise shift-share (2010 e 2015)

Autores

  • Davi Constantino de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora /Economista
  • Rosa Livia Gonçalves Montenegro Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/ CEDEPLAR https://orcid.org/0000-0001-8383-5131

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v18i3.1078

Palavras-chave:

Economia criativa, Análise shift-share, Emprego

Resumo

O conceito de economia criativa vem sendo cada vez mais discutido ao longo dos últimos anos, principalmente por sua capacidade de gerar empregos e atenuar desigualdades sociais. No Brasil, a economia criativa passou a ser tratada como foco a partir da criação da Secretaria da Economia Criativa (SEC), que teve como objetivo desenvolver esse tipo de atividade em território nacional. Dessa forma, no âmbito regional, o objetivo do presente artigo foi analisar o efeito da participação dos profissionais da indústria criativa, nas mesorregiões do Brasil, no período de 2010 a 2015. Ademais, o estudo realiza uma análise exploratória e descritiva sobre a evolução do emprego em setores associados à Economia Criativa, com base em um método de decomposição, por meio da análise shift-share. Assim, foi possível caracterizar o desempenho dos empregos dos setores criativos de todas as mesorregiões brasileiras. Os resultados também apontaram um crescimento sobre a dinâmica regional no período sob estudo, principalmente em mesorregiões afastadas do eixo Sul-Sudeste, com um histórico de baixos investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Livia Gonçalves Montenegro, Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/ CEDEPLAR

Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2005), Mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008) e Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016). É Professora Adjunta da Faculdade de Economia da UFJF e atua como professora do corpo permamente do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFJF e do PGDPLAT (UFSJ). Foi pesquisadora visitante na Università di Bologna (Unibo) - Dipartimento di Scienze Economiche (DSE) - Itália. Possui experiência em Economia Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento Econômico e Regional, Inovação Ambiental, Sistemas de Inovação, Economia Industrial e Economia da Ciência e Tecnologia. Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN), Membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), Pesquisadora do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF) e do Grupo de Estudos em Resiliência Econômica Regional (ResiliRE)

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

CONSTANTINO DE OLIVEIRA, D.; MONTENEGRO, R. L. G. Os efeitos da economia criativa nas mesorregiões brasileiras: uma análise shift-share (2010 e 2015). Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 373–408, 2024. DOI: 10.54766/rberu.v18i3.1078. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/1078. Acesso em: 18 jan. 2025.
Share |