ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA INOVAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO
Resumo
O trabalho analisa os principais fatores que determinam o comportamentodas inovações, sendo medida pelas patentes per capita dos 645 municípios paulistas no período entre 1999 e 2001. Tal análise considera o nível de qualificação (graduação, mestrado e doutorado), a distância em relação a capital (São Paulo), o número de unidades locais produtivas, a população ocupada, as exportações e a poupança de cada município. Para tanto, implementa-se, preliminarmente, o conjunto de técnicas da Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) e, numa etapa posterior, adota-se, por meio de procedimento metodológico, o modelo econométrico de defasagem espacial como o mais adequado para a estimação das inovações tecnológicas em São Paulo. Os resultados indicam a importância dos municípios distantes da capital paulista (interior) e revelam uma estreita relação entre os pesquisadores e o processo de difusão dos transbordamentos de conhecimento, que são visíveis em áreas consideradas como pólos tecnológicos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-06
Como Citar
MONTENEGRO, R. L. G.; JUNIOR, A. A. B. ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA INOVAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/19. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.