RETORNO EM ESCOLARIDADE: UM ESTUDO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
Resumo
Tem sido evidenciado que o número de trabalhadores com ensino médio e nível superior vem aumentando nos últimos anos. Esse fato vem permitindo uma série de estudos sobre oferta e demanda por trabalho para analisar os reais impactos no mercado de trabalho. É nesse contexto que se insere o presente estudo, cujo objetivo é verificar empiricamente o retorno à escolaridade para a região metropolitana de Porto Alegre usando diferentes metodologias. A primeira investiga a existência de viés de variável omitida causado pela ausência de uma variável que possa medir a habilidade do indivíduo (GRILICHES, 1977). A segunda utiliza o procedimento de Heckman (1979) com intuito de corrigir o viés de seleção. A terceira faz uso da metodologia de Garen (1984) que permite tratar o grau de escolaridade como sendo uma escolha racional do agente. Para o tratamento empírico utilizou-se a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) referente ao ano de 2007. Foram identificados os retornos a escolaridade de acordo com os anos de escolaridade e com cada nível escolar. Pelos resultados ficou evidente a importância da variável educação na determinação dos rendimentos dos trabalhadores, sendo o ensino superior o que apresentou maior retorno.Downloads
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Publicado
2015-08-22
Como Citar
JACINTO, P. de A.; RODEGHIERO, L. B. RETORNO EM ESCOLARIDADE: UM ESTUDO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 37–56, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/80. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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