RETORNO EM ESCOLARIDADE: UM ESTUDO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
Abstract
Tem sido evidenciado que o número de trabalhadores com ensino médio e nível superior vem aumentando nos últimos anos. Esse fato vem permitindo uma série de estudos sobre oferta e demanda por trabalho para analisar os reais impactos no mercado de trabalho. É nesse contexto que se insere o presente estudo, cujo objetivo é verificar empiricamente o retorno à escolaridade para a região metropolitana de Porto Alegre usando diferentes metodologias. A primeira investiga a existência de viés de variável omitida causado pela ausência de uma variável que possa medir a habilidade do indivíduo (GRILICHES, 1977). A segunda utiliza o procedimento de Heckman (1979) com intuito de corrigir o viés de seleção. A terceira faz uso da metodologia de Garen (1984) que permite tratar o grau de escolaridade como sendo uma escolha racional do agente. Para o tratamento empírico utilizou-se a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) referente ao ano de 2007. Foram identificados os retornos a escolaridade de acordo com os anos de escolaridade e com cada nível escolar. Pelos resultados ficou evidente a importância da variável educação na determinação dos rendimentos dos trabalhadores, sendo o ensino superior o que apresentou maior retorno.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-08-22
How to Cite
JACINTO, P. de A.; RODEGHIERO, L. B. RETORNO EM ESCOLARIDADE: UM ESTUDO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 37–56, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/80. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.