IMPACTOS DE ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE INTER-REGIONAL COM O MODELO DE EQUILÍBRIO GERAL ARSETI
Abstract
Neste trabalho é apresentado o modelo ARSETI (Analysis of RioGrande do Sul Equilibrium for Trade Impact). Uma estrutura inter-regional de equilíbrio geral computável desenvolvido para análise da economia do Rio Grande do Sul e o Resto do Brasil no sentido de elaboração de políticas econômicas em relação a acordos comerciais a nível mundial. Os blocos/países foram analisados através da seguinte distinção entre os mercados externos: Argentina, MERCOSUL, ALCA, União Européia, China e Resto do Mundo. O Estado gaúcho mantém certa vantagem com relação ao país sobre o processo de abertura comercial com o MERCOSUL, apesar de ambos ganharem, caso o acordo se estabelecesse de maneira plena (tarifa zero). Acordos mais amplos como ALCA e União Européia não são, necessariamente, ruins para o estado do sul do país, mas beneficiam relativamente mais o restante do país no longo prazo. Na possibilidade da implementação do ALCA, o Rio Grande do Sul pode, eventualmente, se preparar para um novo período de concentração industrial na região sudeste do país.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-06
How to Cite
SILVA, R. R.; DOMINGUES, E. P.; PORSSE, A. A.; JUNIOR, S. da S. P. IMPACTOS DE ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE INTER-REGIONAL COM O MODELO DE EQUILÍBRIO GERAL ARSETI. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/27. Acesso em: 9 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.