REGIONAL INEQUALITY AND GROWTH: THE ROLE OF INTERREGIONAL TRADE IN THE BRAZILIAN ECONOMY
Resumo
Este artigo analisa o comércio por vias internas na Economia Brasileira, estimando o seu papel em termos da eficiência, desigualdade regional, além de considerações sobre o crescimento regional. Para tal, emprega-se como metodologia um modelo de equilíbrio geral computável multi-regional (EGC) para o Brasil – IMAGEM-B. O modelo é bottom-up para os 27 estados e 36 setores, e top-down para os 5507 municípios. Aplicando esse modelo, foram explorados os impactos da redução dos custos de transporte entre as Unidades da Federação, identificando os fluxos mais relevantes para diferentes objetivos de política econômica (crescimento nacional, custos de produção, desigualdade regional e crescimento regional). O procedimento é semelhante a abordagem de "campo de influência" (Sonis e Hewings, 1992). Os resultados mostram que o comércio entre os estados mais desenvolvidos tem maior impacto sobre o crescimento nacional, embora possa aumentar as desigualdades regionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-22
Como Citar
MAGALHÃES, A. S.; DOMINGUES, E. P.; HEWINGS, G. J. D. REGIONAL INEQUALITY AND GROWTH: THE ROLE OF INTERREGIONAL TRADE IN THE BRAZILIAN ECONOMY. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 57–80, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/81. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.