Desigualdades de oportunidades educacionais nas macrorregiões brasileiras: Uma análise no contexto da expansão escolar

Autores

  • Henrique Eustáquio de Sousa Programa de pós-graduação em Planejamento, Desenvolvimento e Território (PGDPLAT/UFSJ)
  • Luiz de Vasconcelos Rocha Programa de pós-graduação em Planejamento, Desenvolvimento e Território (PGDPLAT/UFSJ) https://orcid.org/0000-0002-8369-6618

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v18i2.1081

Palavras-chave:

Expansão escolar, Desigualdade de oportunidades educacionais, Desigualdade maximamente mantida

Resumo

Este artigo, considerando o contexto da expansão escolar no Brasil, analisou a influência das características demográficas, do contexto regional e da estrutura e das condições socioeconômicas das famílias na probabilidade de os indivíduos completarem os cinco níveis de transições educacionais, considerando oito coortes de idade da população entre 25 e 64 anos. Para tanto, utilizando como fonte dos dados o suplemento de mobilidade sócio-ocupacional da Pnad (2014) e o modelo logit binário, verificou-se que indivíduos brancos, mulheres, as coortes jovens, não nordestinos, residentes urbanos, pais com melhores ocupações, em famílias nucleares e migrantes apresentaram maiores chances de realizarem as transições educacionais. Esses resultados confirmaram a hipótese da desigualdade maximamente mantida (MMI), na medida em que se verificou, para todas as regiões do país, a redução das desigualdades educacionais para os níveis de ensino básico e o aumento para os níveis avançados, considerando principalmente o ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz de Vasconcelos Rocha, Programa de pós-graduação em Planejamento, Desenvolvimento e Território (PGDPLAT/UFSJ)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João Del-Rei e do programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT/UFSJ). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem Estar; Indicadores de Desenvolvimento,  Distribuição de  Renda e Pobreza. 

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

DE SOUSA, H. E. .; DE VASCONCELOS ROCHA, L. E. Desigualdades de oportunidades educacionais nas macrorregiões brasileiras: Uma análise no contexto da expansão escolar. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 230–255, 2024. DOI: 10.54766/rberu.v18i2.1081. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/1081. Acesso em: 18 jan. 2025.
Share |