Monopólio Bancário e Espaço: uma análise dos custos de agência e de monitoramento dos bancos no Brasil

Autores

  • Tyago Oliveira do Carmo Universidade Federal da Bahia
  • Gervásio Ferreira Santos Universidade Federal da Bahia
  • Carolina Silva Ribeiro Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPar)

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v17i1.975

Palavras-chave:

Monopólio Bancário, Espaço, Custos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar que o monopólio bancário aumenta os custos de crédito devido às características espaciais do Brasil. A literatura tem centralizado estudos em torno dos impactos do monopólio, porém o espaço também influencia nas condições de financiamento. Isso ocorre porque a dimensão espacial cria custos de agência e monitoramento ao crédito. Diante disso, esta pesquisa apresenta a distribuição regional dos bancos e das micro e pequenas empresas, assim como dos indicadores de concentração do setor bancário. Os resultados conclusivos evidenciam que o poder de monopólio contribui para o distanciamento entre bancos e firmas, bem como entre a sede e as filiais das instituições financeiras. Portanto, a concentração bancária combinada à dimensão espacial tendem a aumentar as restrições de crédito no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tyago Oliveira do Carmo, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2013) e doutorado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2021). Atualmente é analista portuário da Companhia das Docas do Estado da Bahia. Atualmente trabalha com monopólio bancário, relacionamento de crédito, economia bancária regional.

Gervásio Ferreira Santos, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (1998), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) (2010) com Estágio (Doutorado-Sanduíche) na University of Illinois. Atuou como Assessor Econômico na Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN) e foi Consultor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Mundial e Programa das Nações Unidas (PNUD). É professor e pesquisador do Departamento de Economia da UFBA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Economia da Energia, Economia Espacial (Regional e Urbana) e Saúde Urbana, com ênfase na importância do espaço para análise de política e planejamento econômico e social, a partir da aplicação de Modelos Interregionais de Equilíbrio Geral Computável e Microeconometria Aplicada. Atualmente também é pesquisador sênior associado do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz).

Carolina Silva Ribeiro, Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPar)

Possui Graduação em Ciências Econômicas (2009), Mestrado em Economia (2014) e Doutorado em Economia (2021) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Adjunta e Chefe da Divisão de Assessoria a Cursos e Eventos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa GeografAR da UFBA. É membro da Regional Science Association International (RSAI), da International Input-Output Association (IIOA), do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil) e da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). Foi professora visitante da Universidade Salvador (UNIFACS), professora substituta da Universidade Federal da Bahia, professora revisora de conteúdo didático de disciplina EaD da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) e pesquisadora da área de Estudos Econômicos do SENAI CIMATEC/BA. Têm experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Economia Regional.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

OLIVEIRA DO CARMO, T.; FERREIRA SANTOS, G.; SILVA RIBEIRO, C. Monopólio Bancário e Espaço: uma análise dos custos de agência e de monitoramento dos bancos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 113–130, 2024. DOI: 10.54766/rberu.v17i1.975. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/975. Acesso em: 25 nov. 2024.
Share |