EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: EXPERIÊNCIAS PARA A PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO RURAL UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Cristiane Mansur de Moraes Souza Doutora em Ciências Humanas pela UFSC; Professora Titular da FURB
  • Carlos Alberto Ciose Sampaio Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC; Professor adjunto da PUC-PR

Resumo

O desafio colocado para a equipe multidisciplinar envolvida no programa “Diagnóstico socioambiental participativo da microbacia hidrográfica do Rio Sagrado Morretes (PR)” foi de conciliar a formação formal - ensino de graduação e pós-graduação - e informal - vivências concretas da realidade - dos educandos para pensar o desenvolvimento territorial sustentável, considerando as questões de desenvolvimento frente aos desafios da interdisciplinaridade. Neste artigo, apresentam-se traços gerais da experiência para a produção de competências em desenvolvimento territorial. A primeira parte do texto apresenta uma breve introdução ao tema. A segunda parte aborda os desafios colocados à construção de saberes e competências com relação a necessidade da interdisciplinaridade. Na terceira parte apresenta-se o itinerário pedagógico seguido pelo programa extensão rural entre 2009-2010, enfocando seus ganhos acadêmicos, socioambientais e institucionais. Finalmente, na quinta parte indicam-se algumas reflexões, de escopo mais genérico sobre o papel da educação na construção de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

SOUZA, C. M. de M.; SAMPAIO, C. A. C. EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: EXPERIÊNCIAS PARA A PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO RURAL UNIVERSITÁRIA. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 67–80, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/51. Acesso em: 25 nov. 2024.
Share |