Efeitos locais dos preços de commodities minerais sobre os salários: Uma análise empírica para os estados do Pará e de Minas Gerais
An Empirical Analysis for the States of Pará and Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v18i3.1089Palavras-chave:
Preços de commodities, Salários, Mineração, SpilloverResumo
Embora a relação entre abundância de recursos naturais e desenvolvimento econômico seja amplamente discutida na literatura, poucos estudos avaliam o fenômeno sob a ótica de mercado de trabalho local. O objetivo deste estudo é avaliar em que medida as variações de preços das commodities minerais se relacionam com os salários em nível local nos estados do Pará e Minas Gerais. A abordagem empírica baseia-se em painéis espaciais estimados para o período 2003- 2019 e os subperíodos de boom (2003-2011) e bust (2011-2019) nos preços das commodities minerais. Os resultados mostram que existem spillovers dos preços sobre os salários municipais dos dois estados, sendo este efeito mais elevado para o Pará. A análise por subperíodos evidencia uma heterogeneidade espaço-temporal nos mecanismos de transmissão dos choques de preços sobre os salários municipais. No ciclo de boom, os efeitos de transmissão são positivos e possuem intensidade similar nos dois estados. No ciclo de bust, os efeitos transmissão são significativamente menores. Os spillovers espaciais operam de forma diferente em cada estado, sendo determinantes dessa heterogeneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ABER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.