INTERDEPENDÊNCIA ECONÔMICA E TRANSBORDAMENTO DO EFEITO MULTIPLICADOR DE PRODUÇÃO NO SISTEMA INTER-REGIONAL SUL-RESTANTE DO BRASIL
Abstract
O objetivo deste artigo foi analisar as relações sinérgicas entre os estados do Sul e Restante do Brasil e o transbordamento do efeito multiplicador de produção, considerando a matriz de insumo-produto inter-regional dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Restante do Brasil para o ano de 2004. Concluiu-se que os estados da Região Sul apresentaram maior interação econômica com o Restante do Brasil do que entre eles, tendo o Paraná 45,5% de sua produção dependente das relações com o restante da economia do país. Os setores-chave, considerando os valores absolutos do multiplicador de produção, foram: Indústria automobilística, Alimentos e bebidas, Artefatos de couro e calçados e Produtos químicos. Os maiores valores de transbordamento para o Paraná foram calculados para os setores Artigos do vestuário e acessórios, Eletrodomésticos e Automóveis, camionetas e utilitários, enquanto para Santa Catarina se destacaram os setores Refino de petróleo e coque, Tintas, vernizes, esmaltes e lacas e Eletrodomésticos. O Rio Grande do Sul teve nos setores Produtos do fumo, Refino de petróleo e coque e Produtos químicos os maiores valores do transbordamento. Todos os setores citados, com valores de transbordamento do multiplicador de produção entre 30% e 40%, são atividades industriais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-08
How to Cite
SESSO FILHO, U. A.; MORETTO, A. C.; RODRIGUES, R. L.; SHIMADA, A. S.; MISSAKA, P. V.; GUILHOTO, J. J. M. INTERDEPENDÊNCIA ECONÔMICA E TRANSBORDAMENTO DO EFEITO MULTIPLICADOR DE PRODUÇÃO NO SISTEMA INTER-REGIONAL SUL-RESTANTE DO BRASIL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–18, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/95. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.