TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E MODIFICAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL DO OESTE DO PARANÁ
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica populacional em relação a evolução da estrutura produtiva e das mudanças nos aspectos econômicos da Região Oeste Paranaense. Para atender ao objetivo proposto utilizou-se dados de população do Censo Demográfico e a análise do perfil de localização dos setores econômicos. Na década de 1970, a base produtiva da Região era apoiada no setor primário, mas a partir dos anos 1980 houve a redução significativa da população rural. Neste período também ocorreu uma emigração interestadual expressiva, especialmente em busca das novas fronteiras agrícolas. Na década de 1980 e 1990 acentuaram-se as migrações entre as regiões e os estados. Houve uma redução tanto da emigração quanto da imigração, explicada pelo processo de modernização da produção rural, pela urbanização e o fortalecimento dos setores secundário e terciário, apresentados no perfil do Quociente de Localização. O período de 2000 a 2010 confirma as tendências da industrialização e o fortalecimento do setor terciário, principalmente nas cidades polo de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-10-06
How to Cite
COLLA, C.; ALVES, L. R.; LIMA, J. F. de; RIPPEL, R. TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E MODIFICAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL DO OESTE DO PARANÁ. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 79–94, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/88. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.