FONTES DE CRESCIMENTO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SÃO PAULO E PARANÁ
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar os fatores de crescimento do Valor Bruto da Produção (VBP) da cana-de-açúcar numa análise comparativa entre os estados de São Paulo e Paraná (1995 a 2008). Utilizou-se o modelo matemático shift-share para determinar os componentes que explicam a evolução do VBP, a partir de três efeitos a serem mensurados: efeito área (EA), efeito rendimento (ER) e efeito preço (EP). Ademais, para mensurar os efeitos o período analisado foi segmentado em dois subperíodos (1995 a 2003 e 2003 a 2008). Os resultados obtidos mostraram que o aumento do VBP de cana-de-açúcar no período analisado foi fortemente determinado pelo aumento da área colhida, sendo maior a participação do efeito área, com taxas menores para o efeito rendimento e negativa para o efeito preço. Os resultados mostraram que o Paraná, vis-à-vis São Paulo, foi o que apresentou maior incremento no VBP de cana ao longo do período.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-08-04
How to Cite
ROCHA, F. de M.; CONTE, H.; DUTRA, R. de L.; SHIKIDA, P. F. A. FONTES DE CRESCIMENTO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SÃO PAULO E PARANÁ. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 37–50, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/75. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.