EVOLUÇÃO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL) DE CONFECÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ NOS ANOS 2000
Abstract
O objetivo do presente estudo consistiu em apresentar e avaliar a evolução da atividade produtiva dos APLs confeccionistas de Cianorte, Maringá, Apucarana, Terra Roxa e da região Sudoeste paranaense ao longo dos anos 2000. Utilizou-se de dados secundários da indústria de transformação do Estado do Paraná provenientes da RAIS/MTE, com vistas à aplicação do Quociente Locacional (QL), do Índice de Hirschman-Herfindahl modificado (HHm) e da medida de Participação Relativa (PR). Entre os casos analisados, os APLs de Apucarana e de Terra Roxa foram aqueles que demonstraram melhor desempenho com relação aos indicadores analisados. Já os APLs de Maringá, da região Sudoeste e de Cianorte, apresentaram ritmos menores de crescimento e perda de importância relativa no Estado, apesar do aumento no número de empresas e de trabalhadores. Esses resultados indicam maior grau de espraiamento da atividade de confecção do Paraná em direção a municípios menores, aproveitando-se de oferta de mão de obra ainda disponível. Conclui-se, portanto, que o maior nível de consolidação dos APLs mostra-se determinante à evolução da dinâmica produtiva e tem contribuído para o desenvolvimento local no estado do Paraná.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.