COMPARANDO AS FONTES DE REDUÇÃO DA POBREZA ENTRE O NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL DE 1995 A 2005
Abstract
Com a estabilização da economia brasileira após a implantação do Plano-Real, assistiu-se a uma tendência de queda acentuada nas taxas de pobreza nos diversos estados brasileiros. Entretanto, a magnitude dessas reduções ocorreu de forma dife-renciada entre eles, especialmente quando se compara o movimento ocorrido entre os estados do nordeste vis-à-vis ao do sudeste do país. As políticas que possam ser responsáveis por tais alterações são normalmente relacionadas àquelas que promovam o crescimento da renda e/ou redução da desigualdade. Assim, utilizando a metodolo-gia de decomposição das fontes de “crescimento pró-pobre” apresentada em Kraay (2004), este artigo examina a importância de cada fonte para os estados nessas regiões entre 1995 e 2005. Um dos resultados mais importantes verificados foi que no Nor-deste, o crescimento da renda tem sido relativamente mais importante que a redução da desigualdade. Por outro lado, no Sudeste, o componente desigualdade ganha mais importância quando comparado ao Nordeste.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-02-09
How to Cite
BARRETO, F. A.; FRANCA, J. M.; MANSO, C. A. COMPARANDO AS FONTES DE REDUÇÃO DA POBREZA ENTRE O NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL DE 1995 A 2005. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/41. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Papers
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.