ESTRUTURA PRODUTIVA DE PORTO ALEGRE/RS: ESTIMATIVA DOS MULTIPLICADORES DE PRODUÇÃO, EMPREGO E RENDIMENTOS PARA 2008
Abstract
O objetivo do artigo é estimar os multiplicadores de produção, emprego e rendimento e seus transbordamentos, para ano de 2008, a partir do sistema inter-regional de insumo-produto para as regiões Porto Alegre - Restante do Rio Grande do Sul - Restante do Brasil. Utiliza-se a ferramenta insumo-produto, com cada região estruturada em 18 setores para calcular os multiplicadores de emprego, rendimentos e produção e os índices de ligações intersetoriais. A metodologia utilizada é pautada em quatro pontos básicos: a teoria de Leontief (1988), a estimativa da matriz nacional de Guilhoto e Sesso Filho (2005), o modelo de Isard (1951) e o vetor de produção utilizado em Brene (2013) para calcular o quociente locacional. Os setores que tiveram destaque foram administração pública; têxtil, vestuário, calçados; metalurgia e Serviços Privados. A partir da análise dos resultados da matriz insumo-produto municipal, os setores que apresentam maior transbordamento fora de Porto Alegre foram os produtos alimentícios; têxtil, vestuário, calçados; indústrias diversas e indústria química e farmacêutica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.