PERFIL TÉCNICO E ECONÔMICO DA FRUTICULTURA IRRIGADA NA MICRORREGIÃO DO CARIRI, CEARÁ
Abstract
O agronegócio de frutas cearense é de fundamental importância para o País, pois o valor total das exportações corresponde a 11% das exportações brasileiras de frutas. Nessa perspectiva, enquadrou-se a proposta de identificar o perfil técnico e econômico da fruticultura irrigada na microrregião do Cariri no estado do Ceará a partir da identificação e do agrupamento de produtores homogêneos e da elaboração de um índice que represente o nível de dinamismo ou desenvolvimento de cada produtor do aglomerado local de fruticultura irrigada. Os dados coletados foram de natureza primária. Utilizou-se a técnica de análise fatorial para a definição dos fatores e a análise de agrupamentos para a formação dos grupos homogêneos. O desenvolvimento do aglomerado produtivo de fruticultura irrigada é sustentado por um grupo de produtores mais integrados e intensivos nos processos produtivos, tecnológicos e de capacitação desenvolvidos em termos locais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of papers to the Journal implies the assignment of the copyright to the Brazilian Regional Science Association.
The content published by the 'Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos' (Brazilian Review of Regional and Urban Studies) is licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional license.