Economias de aglomeração e tamanho do mercado: Determinantes do PIB municipal

Autores

  • Adilson Giovanini Universidade Do Estado de Santa Catarina
  • Helberte João França Almeida Professor, Dr. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Economia, PPGECO

DOI:

https://doi.org/10.54766/rberu.v19i3.1181

Palavras-chave:

Tamanho do mercado, Externalidades, Municípios, Econometria espacial, PIB

Resumo

Este artigo investiga os determinantes do desempenho econômico dos municípios brasileiros, com foco no impacto do tamanho do mercado. Dados de 4738 municípios, para o ano de 2021, correlações e regressões espaciais são utilizados para avaliar como o tamanho do mercado, as economias de aglomeração e variáveis de controle, como a abundância de recursos naturais, a qualificação e a infraestrutura afetam o PIB. O Índice Ii de Moran local evidencia padrões espaciais distintos: diversificação nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Porto Alegre, no litoral catarinense e Paraná, e no litoral fluminense, e especialização primária no Centro-Oeste. As regressões espaciais indicam que o tamanho do mercado exerce influência significativa e positiva no desempenho econômico, porém a proximidade de municípios com mercados maiores e estrutura produtiva mais diversificada pode afetar negativamente o desempenho econômico.

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Biografia do Autor

Adilson Giovanini, Universidade Do Estado de Santa Catarina

Professor do Departamento de Gestão Publica, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

ADILSON GIOVANINI; ALMEIDA, H. J. F. Economias de aglomeração e tamanho do mercado: Determinantes do PIB municipal. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 393–417, 2025. DOI: 10.54766/rberu.v19i3.1181. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/1181. Acesso em: 24 ago. 2025.
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