Monopólio Bancário e Espaço: uma análise dos custos de agência e de monitoramento dos bancos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v17i1.975Palavras-chave:
Monopólio Bancário, Espaço, CustosResumo
O objetivo deste artigo é apresentar que o monopólio bancário aumenta os custos de crédito devido às características espaciais do Brasil. A literatura tem centralizado estudos em torno dos impactos do monopólio, porém o espaço também influencia nas condições de financiamento. Isso ocorre porque a dimensão espacial cria custos de agência e monitoramento ao crédito. Diante disso, esta pesquisa apresenta a distribuição regional dos bancos e das micro e pequenas empresas, assim como dos indicadores de concentração do setor bancário. Os resultados conclusivos evidenciam que o poder de monopólio contribui para o distanciamento entre bancos e firmas, bem como entre a sede e as filiais das instituições financeiras. Portanto, a concentração bancária combinada à dimensão espacial tendem a aumentar as restrições de crédito no Brasil.
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