TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E MODIFICAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL DO OESTE DO PARANÁ
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica populacional em relação a evolução da estrutura produtiva e das mudanças nos aspectos econômicos da Região Oeste Paranaense. Para atender ao objetivo proposto utilizou-se dados de população do Censo Demográfico e a análise do perfil de localização dos setores econômicos. Na década de 1970, a base produtiva da Região era apoiada no setor primário, mas a partir dos anos 1980 houve a redução significativa da população rural. Neste período também ocorreu uma emigração interestadual expressiva, especialmente em busca das novas fronteiras agrícolas. Na década de 1980 e 1990 acentuaram-se as migrações entre as regiões e os estados. Houve uma redução tanto da emigração quanto da imigração, explicada pelo processo de modernização da produção rural, pela urbanização e o fortalecimento dos setores secundário e terciário, apresentados no perfil do Quociente de Localização. O período de 2000 a 2010 confirma as tendências da industrialização e o fortalecimento do setor terciário, principalmente nas cidades polo de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-06
Como Citar
COLLA, C.; ALVES, L. R.; LIMA, J. F. de; RIPPEL, R. TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E MODIFICAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL DO OESTE DO PARANÁ. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 79–94, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/88. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.