FONTES DE CRESCIMENTO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SÃO PAULO E PARANÁ
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os fatores de crescimento do Valor Bruto da Produção (VBP) da cana-de-açúcar numa análise comparativa entre os estados de São Paulo e Paraná (1995 a 2008). Utilizou-se o modelo matemático shift-share para determinar os componentes que explicam a evolução do VBP, a partir de três efeitos a serem mensurados: efeito área (EA), efeito rendimento (ER) e efeito preço (EP). Ademais, para mensurar os efeitos o período analisado foi segmentado em dois subperíodos (1995 a 2003 e 2003 a 2008). Os resultados obtidos mostraram que o aumento do VBP de cana-de-açúcar no período analisado foi fortemente determinado pelo aumento da área colhida, sendo maior a participação do efeito área, com taxas menores para o efeito rendimento e negativa para o efeito preço. Os resultados mostraram que o Paraná, vis-à-vis São Paulo, foi o que apresentou maior incremento no VBP de cana ao longo do período.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-04
Como Citar
ROCHA, F. de M.; CONTE, H.; DUTRA, R. de L.; SHIKIDA, P. F. A. FONTES DE CRESCIMENTO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SÃO PAULO E PARANÁ. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 37–50, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/75. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.