Uma Análise Espacial da Relação Entre Saneamento Básico e Educação nos Municípios Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.54766/rberu.v15i4.903Palavras-chave:
Saneamento básico, Educação, Análise espacialResumo
Este trabalho utiliza dados de 2017 do Inep, SNIS, PNSB, IBGE e RAIS para investigar a associação entre a cobertura de esgoto municipal e indicadores educacionais – a taxa de distorção idade-série e a nota padronizada do Saeb – sob uma perspectiva espacial. A análise exploratória de dados espaciais identificou dependência espacial positiva para as variáveis de interesse e para os resíduos das regressões por MQO. Os critérios de informação e razão de verossimilhança indicaram o Modelo do Erro Espacial de Durbin (SDEM) para os modelos econométricos. No caso do Saeb, não foi identificada significância da variável contínua local ou defasada da cobertura de esgoto, embora a presença de esgotamento (mesmo que insuficiente) esteja associada a um aumento do desempenho no Saeb. Nas cidades onde há infraestrutura, a ampliação do serviço está relacionada a uma redução de 0.017% da distorção idade-série, e a diminuição alcança 0.043% quando se expande a cobertura de municípios vizinhos.
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