QUAL A RELAÇÃO ENTRE A MERENDA ESCOLAR E O DESEMPENHO DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS?
Resumo
Existe uma carência de estudos no Brasil a respeito dos efeitos da sub-nutrição sobre o desempenho escolar dos estudantes. Fato que é, em parte, explicado pela carência de dados que avalie de forma representativa o estado nutricional dos estudantes no Brasil. Este artigo, contudo utiliza dados de uma pesquisa relativamente recente ASBRAN com informações do perfil nutricional de aproximadamente 20.000 alunos de 1110 escolas públicas brasileiras. A amostra não só representa a população de estudantes de escolas públicas no Brasil, como também as informações levantadas viabilizam o estudo dos objetivos propostos. Completando os dados da ASBRAN são usados dados municipais do IBGE e do IPEA provenientes do Censo 2000 e dados educacionais do INEP 2007. O artigo investiga Qual a relação entre a merenda esco-lar e o desempenho de escolas públicas brasileiras? Os resultados das estimações de impacto do PNAE sobre o desempenho da escola não são conclusivos para a maioria das variáveis testadas. No que diz respeito ao desempenho da escola em testes de pro-ficiência, não parece existir correlação entre a performance da instituição de ensino e o estado nutricional do aluno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-09
Como Citar
GOMES, S. M. F. P. O.; CAVALCANTI, T.; MAGALHAES, A. M. QUAL A RELAÇÃO ENTRE A MERENDA ESCOLAR E O DESEMPENHO DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS?. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/47. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.