PREVISÃO DE INFLAÇÃO: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
Resumo
A inflação é um importante indicador de bem-estar para a sociedade. Os processos inflacionários representam corrosão do poder de compra e aumento da variabilidade dos preços relativos, além de prejudicar o horizonte de previsão dos agentes econômicos. Apesar disso, poucos estudos se ocupam em selecionar mecanismos preditivos eficientes para esse indicador numa perspectiva regional. Portanto, para avaliar e selecionar um mecanismo para prever a inflação da região metropolitana de Fortaleza, o presente estudo compara previsões para a inflação mensal dessa região, no ano de 2014, geradas a partir de técnicas Naives, de modelos ARMA, VAR e da curva de Phillips num contexto regional. Os resultados indicam que a curva de Phillips se mostrou o melhor mecanismo para prever esse indicador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-30
Como Citar
ARRUDA, E. F.; BRITO, A. C. PREVISÃO DE INFLAÇÃO: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 78–92, 2017. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/179. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.