REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): UM OLHAR PARA A SELEÇÃO DO MIGRANTE NO MERCADO DE TRABALHO
Resumo
Este trabalho se propõe a identificar a seletividade dos inseridos no mercado de trabalho na Região Metropolitana do Cariri (RMC), a partir de três categorias de análise: imigrante de retorno, imigrante não natural e não migrante. Ademais, foi traçado e comparado o perfil dos grupos populacionais em análise, através de características diretamente observáveis (sociodemográficas, ocupacionais e de rendimento). Os microdados da amostra do Censo Demográfico 2010 são a principal fonte de informações. O banco de dados foi extraído no programa SPSS e trabalhado em planilhas do Excel, as quais foram convertidas em tabelas e gráficos. Os principais resultados apontam que os migrantes retornados apresentam seleção positiva em relação aos não migrantes da RMC, ao possuírem melhor nível educacional e auferirem os maiores rendimentos, mas em comparação ao imigrante não natural, a seleção é negativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-16
Como Citar
SILVA, J. G. da; DE QUEIROZ, S. N. REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC): UM OLHAR PARA A SELEÇÃO DO MIGRANTE NO MERCADO DE TRABALHO. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 82–98, 2016. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/154. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.