PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO (1999-2014)
Resumo
Este trabalho busca analisar o padrão de especialização das exportações do estado do Espírito Santo, identificando os setores produtivos mais dinâmicos, no período entre 1999 e 2014. Para isso, calcularam-se os Indicadores de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (IVCRS), de Comércio Intraindústria (CII), de Concentração Setorial das Exportações (ICS) e a Taxa de Cobertura das Importações (TC), com os dados obtidos da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX. Os resultados indicaram que a pauta exportadora continua a ser predominantemente composta por setores baseados em recursos naturais, os quais são: papel; minerais; minerais não metálicos e metais preciosos; e metais comuns. Desta forma, o padrão de comércio internacional do estado é interindustrial, baseado nas vantagens comparativas, além de apresentar uma pauta exportadora relativamente concentrada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-04
Como Citar
SILVA, M. L. da; SILVA, R. A. da; CORONEL, D. A. PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO (1999-2014). Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 19–31, 2016. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/110. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.