A INDÚSTRIA DO LAZER NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar a distribuição espacial da indústria do lazer no Brasil e investigar a associação entre nível de atividade dessa indústria e o nível de desenvolvimento municipal. Para tanto, são utilizados métodos multivariados como Análise de Componentes Principais e Métodos de Clusters. São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram a mais especializada indústria de lazer do país e constituem o cluster mais importante. Um segundo agrupamento é constituído pela maioria das capitais estaduais e por municípios com grande apelo turístico. Por outro lado, em 80% dos municípios brasileiros essa indústria é incipiente ou inexistente. Observou-se também uma correlação entre nível de desenvolvimento e de atividade no setor de lazer. Tendo em vista que essas atividades são consideradas importantes amenidades urbanas e forças de atração de população, mão-de-obra e renda, esse estudo pode subsidiar a condução de políticas públicas para fomento do setor visando um crescimento ordenado e menos heterogêneo, de modo a não reforçar as disparidades regionais já tão marcantes no país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-10
Como Citar
RIBEIRO, L. C. S.; NAHAS, M. M. P. L. P.; AMARAL, P. V.; SIMÕES, R. F. A INDÚSTRIA DO LAZER NO BRASIL E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 77–91, 2015. Disponível em: https://revistaaber.emnuvens.com.br/rberu/article/view/100. Acesso em: 18 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de artigo à Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos implica a cessão dos direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER).
O conteúdo publicado na Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.